quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brincando com a Arca do Senhor

A Bíblia fala de um tempo quando o povo de Deus pensou que ganharia uma guerra com a presença da Arca da Aliança. A guerra era contra os filiteus, nos dias de Samuel e do sacerdote Eli – aquele mesmo que tinha dois filhos perversos, também sacerdotes. O povo, vivendo em pecado diante Deus, principalmente por culpa dos filhos de Eli, perdeu a guerra e foram mortos cerca de quatro mil homens (I Sm 4.2). Então, o povo decidiu levar a Arca para outra batalha, o que trouxe bastante medo e terror para os filiteus. Mas, lutando bravamente, conseguiram vencer o povo de Israel, com Arca e tudo, e nesta batalha foram mortos trinta mil homens (I Sm 4.10). O texto bíblico diz que “ foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias” (I Sm 4.11). Israel perdeu a batalha com Arca e tudo, porque nestes dias o povo de Deus vivia em pecado, com a revelação da Palavra em raridade e os sacerdotes cometendo perversidades diante do Senhor, o que trouxe grande ira de Deus contra o Seu povo.
Hoje em dia, muitos pensam que a “presença da Arca” por si só trará vitórias para o povo de Deus. Muitos usam a Palavra de Deus para ganhar dinheiro, para mentir, para enganar outras pessoas com golpes financeiros ou para angariar votos – neste tempo de eleição é grande o número de “conversões” entre os políticos. Há candidatos que fazem o uso da Palavra de Deus, diante da igreja, para citar versículos que lhes foram dados por cabos eleitorais, mas que nunca leram antes, ou não seguem em nenhum momento de suas vida. Isto é usar a Arca de Deus na batalha, mas a vitória não virá apenas pela presença da Arca.
Usar a Bíblia para enganar o povo de Deus com falsas revelações, ou orar para Deus abençoar pessoas que não O seguem, nem querem compromisso com a Sua Palavra, é como levar a Arca para o campo de batalha com o povo vivendo em pecado. Deus não se deixa escarnecer, e aquilo que parece que está dando certo – quando a vida está sem compromisso diante da Palavra de Deus – logo se revelará em derrota.
Já ouvi de candidatos zombando dos crentes, após comícios em igrejas ou em eventos evangélicos. Fizeram propostas para os líderes que, aceitando tais propostas, se venderam para os “candidatos” e os deixaram falar do púlpito ou dos palanque, enganando o povo com promessas vazias. Todos se mostram bem piedosos nesta época, sendo parentes de crentes, tendo estudado em Colégio Batista, tendo a esposa crente e os filhos, também, mas o tal... bem, “eu também estou começando a seguir a igreja”. É verdade que seguem a igreja, mas não a Jesus. Seguem a igreja, para dela angariar votos e enganar o povo que se chama pelo Nome do Senhor.
Chega de usar a Arca de Deus quando não há nenhum compromisso com Ele. Vamos parar de adorar a Arca de Deus, mas sem compromisso com o Deus da Arca. Chega de usar o nome santo do Senhor em falcatruas, em mentiras, em mensagens vazias, em revelações carnais que visam apenas a contribuição financeira do povo de Deus, sem nenhuma visão do Altíssimo.
Quando os nosso líderes fizerem como Samuel, convocando o povo para deixar os ídolos e adorar somente a Deus, deixando todo o pecado, então veremos a vitória do povo de Deus, sem precisar se aliar àqueles que não tem parte na igreja e que só usam dela de dois em dois anos. Quando fizermos como Samuel, o temor de Deus virá sobre aqueles que estão fora e, não querendo fazer parte da igreja, terão medo do contato com o povo santo do Senhor.
Pare de usar a Arca de Deus e comece a adorar o Deus da Arca em Espírito e em verdade e você verá a vitória do Senhor em tua vida.
Abração no coração,
Durval.

Um comentário: