quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ainda não entendi de quem é a culpa


Sempre que há uma tragédia em algum lugar, aparece uma porção de gente colocando culpa nisto ou naquilo, neste ou naquela. Quando do terremoto no Haiti, muitos procuram a razão no Vodu que existe no país, se esquecendo da quantidade de servos de Deus que estão naquele país.
Agora, com a tragédia dos deslizamentos no Rio de Janeiro, ainda não vi - não quer dizer que não existe - os comentários culposos em cima da macumba, carnaval, ceticismo ou qualquer pecado do povo carioca. Será que já aprenderam que nem tudo tem explicação espiritual, ou nem tudo é por conta do pecado do povo.
Claro, creio que Deus está falando, de alguma forma, ao povo carioca - e porquê não, a todos os brasileiros. Mas, não vou abrir a boca para acusar os pecados do povo como responsáveis pela tragédia. Pode ser culpa dos governantes - e é, mesmo. Pode ser culpa de quem fez casa onde não deveria fazer - e é, mesmo. Pode ser culpa daqueles que desmatam indescriminadamente e jogam lixo onde não devem - e é, mesmo. Pode ser culpa de qualquer um, até minha e sua - não importa. O que vale neste momento é cada cumprir com sua obrigação: os governantes, com mais responsabilidade no serviço público; os militares, com mais seriedade na segurança; o povo, com maior compromisso em respeitar a natureza e as leis do estado; os políticos, com uma legislação séria e que contemple as necessidades da população. Enfim, todos devem partilhar a culpa e todos podem e devem auxiliar os mais necessitados neste triste momento.
Jogar a culpa nos outros é hipocrisia. Se esquivar da culpa é c ovardia e falta de consciência. Fugir do dever é desumano.
Vamos orar, mas vamos ajudar, também. Vamos clamar a Deus, mas vamos abrir a mão ao necessitado. Vamos interceder, mas vamos ceder um pouco do que temos para quem perdeu tudo.
Um abração no coração e sentimentos pelos que sofrem com toda essa tragédia,
Durval.

2 comentários:

  1. No Haiti,a culpa não foi do Vodu.Mas vc um novo teológo não apontou quem?
    Agora vc volta a carga dizendo que ainda não apareceu um culpado e no mesmo artigo vc arranja outros culpados e que o Rio é uma cidade maravilhosa e portanto a sua população é im-pecável.Eu já ouví a história dos nossos pais Adão e Eva ,é parecida com a sua.Deus perguntou e Adão responsdeu: foi Eva a mulher que tu me deste.E Eva disse que foi a cobra criada por Deus,e finalmente Deus quem criou tudo e todos.Sindrome da culpabilidade.Agora,Deus não se agrada de ídolos e nem de idolatria e a deusa sensualidade,há uma coisa chamado pecado coletivo que talvez vc não saiba,e Deus está no controle.Não me consta que no Haiti tenha cristãos bons que poderiam evitar o terremoto.A Nação Haitiana atravé so seu lider presidente na epoca Aristide declarou que a religião oficial do Haití era o Vodu,e ele era ainda é Católico.Deus é soberano e não tem medo de nada e dar pitaco em suas ações não é o caminho,e qdo faz assume,veja Salmo 136,a morte dos primogênitos,Ele disse que matou e assumiu,tens alguma coisa contra? Está escrito, tá?
    fui tito from brasília.

    ResponderExcluir
  2. De quem é a culpa ? Tragédia no Rio.
    De ninguém.Deus talvez seja o culpado por ter permitido acontecer matando mais de 100.De quem é a culpa ? De ninguém,lá ninguém peca,e qdo a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte,isso não faz sentido hoje.De quem é a culpa,Diz Adão;de Eva, e Eva acusa a cobra,e a cobra acusa Deus e fica nisso.De quem é a culpa? Igreja? Não,nós somos servos do Altíssimo e não temos culpa nenhuma,tá?
    fui tito brother from brasília.

    ResponderExcluir