quinta-feira, 29 de abril de 2010

O óleo de Jerusalém e o óleo da esquina

Nestes tempos de falsidades e aberrações não nos faltam casos e experiências com gente que procura se aproveitar do evangelho para fazer seu pé-de-meia e ter como meio de vida a pregação que se "parece" com o Evangelho, mas não tem nada de sua pureza.
Nesta semana, recebi a proposta - "proposta indecente" - de alguém que queria pregar em nossa igreja, mas sem saber que estávamos no sudeste da Ásia, bem longe de onde estava teclando, do... bem, vamos deixar pra lá o local do sujeito. Disse-lhe que se ele pagasse a passagem para a Ásia, poderia vir pra cá. Foi aí que recebi a proposta, conforme o "estilo de trabalho" do pregador, pois ele trabalha com um óleo que vem (ou vai, não importa) de Jerusalém para ele e a igreja se comprometeria em comprar o tal óleo e assim pagaria as despesas.
Minha resposta, já com o coração batendo de raiva, foi que não nos interessava sua presença entre nós e que não fazemos diferença entre o óleo de Jerusalém e o óleo que compramos na esquina, desde que haja a unção do Espírito em nós e Deus nos usar para a Sua glória. Claro, neste ponto a conversa começou a terminar e eu fiquei livre de alguém que deturpa o Evangelho, mas pensando em quantos marcam a agenda para o tal pregador.
Alguns anos atrás, conheci um jovem muito decepcionado com a sua igreja, pois o pastor falava de púlpito que ungia as pessoas com o óleo santo de Jerusalém, mas era o tal jovem que comprava óleo para o pastor na esquina próxima à igreja. Decepções com esta vemos em muitos, ao mesmo tempo em que um número maior de pessoas acreditam nessas "fábulas" e seguem tais ensinamentos (leia-se superstições) de todo o coração.
Creio na cura das doenças, em Nome de Jesus, e creio que devemos orar, ungindo com óleo, em nome do Senhor. Mas, fazer distinção entre o óleo que vem de Jerusalém e o óleo que compramos na venda do Seu Zé, é no mínimo falta de base bíblica, mas na maioria das vezes ganância e sagacidade pelo dinheiro.
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém" (Jd 24,25).

Um comentário:

  1. Querido irmão!
    A mensagem do Evangelho pura como a recebemos do Senhor não é bem vista em muitos lugares que se dizem "evangélicos" nos dias de hoje, porque ela nos confronta e nos transforma em "bereanos", ou seja: não importa o título que o pregador tenha, mas o conteúdo da mensagem que ele transmite.
    Infelizmente estamos nos defrontando com as advertências de Paulo a Timóteo: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
    pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência," (I Tm 4.1,2).
    Que o Senhor continue te abençoando grandemente, dando sabedoria e entendimento em todas as coisas.
    Sempre juntos em Jesus.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir