sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Série Provérbios de Vida (02) - Cuidado com o Vinho dos Elogios

Todos nós passamos pela "água" - pelos dias do anonimato e desconhecimento. Até Jesus teve os seus dias em que chegou a se perder em Jerusalém e seus pais foram encontrá-lo 3 dias depois entre os doutores. Passar pelo anonimato não é tão difícil para a maioria, apesar de ser penoso para aqueles que querem ficar famosos e aparecer a qualquer custo.
Também todos nós temos os dias do "vinagre", o tempo de abandono e desprezo, o outono da vida. Paulo disse que "... na Ásia todos me abandonaram", demonstrando uma solidão no fim de sua vida. Jesus provou do vinagre na cruz, mas não quis beber - a morte para ele era uma entrega de si mesmo e não deveria ser nada entorpecedor. Não gostamos desse tempo de vinagre, mas ele nos faz olhar para dentro de nós, avaliando o que se passou e há uma vontade enorme de consertar tudo e estar em comunhão com todos. O tempo do vinagre nos faz mais humanos, mais humildes, mais sóbrios e mais gente (gosto desta palavra). Nos conformamos mais fácil com este tempo, embora muitos tentam negá-lo, mas a verdade é que ele vem para todos - logo, logo, virá.
O nosso problema é que vivemos os dias do "vinho". Com mais ou menos intensidade ele vem para todos. Uns passam mais tempo, outros menos, mas todos nós temos o tempo de fama, de que tudo vai bem, de alegrias, auges e topos da vida, da força, do carisma e do dinheiro. Ah, como é difícil lidar com o vinho - ele é embriagador e quase sempre entorpece e nos deixa tonto. Por isso, a Bíblia fala que "Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores" (Pv 27.21), porque estes nos embriagam, nos entorpecem e nos fazem olhar para as nossas qualidades e... aí é que vem a prova de como você leva a vida - se dá glória a Deus ou se gaba de si mesmo.
Aprenda a lidar com os tempos do vinho. Cuidado para "não beber muito". Vigia para ele não te deixar tonto, a ponto de não reconhecer Deus na tua vida. Receba os elogios, louve a Deus, mas saiba que o "vinagre" vem - ele não falha, nunca. Seja sábio e não se embriague com o vinho dos elogios. Provavelmente, das mesmas mãos virá o vinagre para ti.
Paz na tua alma,
Ms Durval.

Um comentário: