terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Record em crise. Se falisse, faria falta???

2011 foi um ano difícil para a Record. Antes consolidada na vice-liderança de audiência, a emissora viu o SBT ultrapassá-la novamente em alguns horários. Nos primeiros 15 dias deste mês, por exemplo, a emissora de Silvio Santos ficou à frente da concorrente. Segundo dados do Ibope, nesse período o SBT registrou 4,96 pontos de média medida durante as 24 horas de cada dia, contra 4,90 registrados pela Record. Se comparado com dezembro do ano passado, a inversão se mostra clara. Em 2010, o canal de Edir Macedo ficou à frente do rival, vencendo por 5,53 pontos contra 4,58. No mês passado, a Record se deu melhor, mas por uma diferença mínima: 5,22 pontos contra 5,16.
Muito do crescimento do SBT pode ser atribuído a estreia de enlatados como a novela mexicana“Marimar”, a reprises como “Chaves” e “Amigas e Rivais”, e atrações como “Bom Dia & Cia.”, que normalmente ocupam o segundo lugar no ranking. As últimas tentativas da Record de combater a rival foram frustradas. O folhetim estrelado por Thalia, por exemplo, já mandou de volta para a gaveta a minissérie “A História de Ester”, que ficou no ar por apenas três dias, e também uma aposta inédita,“Marcas da Vida”, que não alcançou nem um mês de existência. Outro fator que não pode ser descartado é a volatilidade da grade de programação. Conforme a coluna apontou, somente a novela“Rebelde” já mudou de horário 10 vezes. A instabilidade derrubou até mesmo o novo diretor artístico da emissora, que não completou um ano no cargo. Mafran Dutra foi chamado para reassumir o posto.
Nos últimos meses o clima nos bastidores também não é dos mais amenos. Boa parte dos funcionários foi proibida de fazer hora extra e teve os rendimentos diminuídos. A emissora chegou a oferecer compensações como aumentar o vale-refeição, mas fontes ouvidas pela coluna afirmam que os benefícios não superam as perdas. Da mesma maneira, produções sofreram com cortes de custos e de pessoal. Na semana passada, no Rio de Janeiro, por exemplo, 10 jornalistas foram demitidos. Setores como o de transportes foram terceirizados.
As mudanças começarão a refletir também na programação da emissora. Esta semana, a Record resolveu acabar com todas as edições locais do “Hoje em Dia”, uma maneira de se preparar para enfrentar a nova atração de Fátima Bernardes, que a Globo estreia no próximo ano. À boca pequena, comenta-se que foi uma maneira de enxugar os gastos. Assim como a permanência de “O Aprendiz” é incerteza na grade de 2012, o reality “Extreme Makeover Social”, de Christiana Arcangeli também não tem garantia de que ganhará uma nova leva de episódios.
Mas nem tudo é crise. O canal já tem confirmadas algumas atrações. Além do reality show“Amazônia”, que estreia no dia 8 de janeiro, já está garantida a produção de “A Fazenda 5″.“Máscaras”, novela escrita por Lauro César Muniz, e a segunda temporada de “Rebelde” são certezas. Apesar dos rumores de que Ana Hickmann voltará para o “Hoje em Dia”, nos bastidores a hipótese está descartada. Por enquanto, o “Tudo É Possível” segue aos domingos com o mesmo problema deste ano: achar um grande patrocinador que cubra seus custos, considerados caros. Chama atenção o fato de que parte dos planos para o próximo ano parecem indefinidos. Entre alguns funcionários o comentário é que os bispos que trabalham em altos cargos no canal se isolaram para um jejum de 21 dias. Se quiser manter a vice-liderança, a Record precisa se mexer.
Sinceramente, se falir, não vai fazer falta nenhuma.  Recópia é a maior enganação da tv brasileira.  Quanta maior a ansiedade pra ficar à frente da Globo, mais idiotices acabam cometendo.  Por favor, fechem as portas, ou melhor, se vendam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário