domingo, 9 de outubro de 2011

Sem amor, pare de sustentar os missionários!!!


Imagine um casal, 7 hrs da manhã, com um filho de 5 anos, chorando de fome,  e que fala ríspidamente para o filho: "Não te amamos, mas como você existe e está aqui, temos de te alimentar.  Toma este café com pão seco... e agradece a Deus - não se esqueça!!!".
Todos nós falaríamos que esse casal não ama o filho e o trata com ódio e sem nenhum respeito.  Por outro lado, o filho vai crescendo em um ambiente seco, cheio de maus-tratos - vai sendo criado como animal, só tendo o que comer e "olhe lá".  O menino vai crescendo revoltado, cheio de mágoas, fazendo planos para a independência e buscando fugir para um outro mundo, um outro lugar, onde há "coisas diferentes" de tudo o que ele vê em casa.
É exatamente assim que acontece com muitos missionários.  Conheço alguns - e eu já passei por isso, também - que até recebem um bom sustento, mas não tem nenhum carinho por parte de seus líderes e igrejas.  Outros, não tem nem um bom sustento e nem carinho.
É verdade que algumas igrejas "fazem missões" meramente para dizer que "fazem".  Algumas, por não ter onde gastar tanto dinheiro, saem em busca de projetos em países pobres e "despejam" alguns dólares para tais projetos - e olha que alguns nem são de "missões evangélicas", mas o que importa é "dar saída no dinheiro".  
Temos de saber que os missionários precisam muito de dinheiro.  Mas, mais importante do que o sustento financeiro é o cuidado que o missionário recebe por parte da igreja ou do seu líder - um bilhete, uma conversa pelo facebook, um "oi" pelo msn é o bastante para animar o missionário e deixa-lo com a certeza de que ele é amado.
Contudo, devo confessar que conheço alguns missionários que estão sendo muito bem cuidados - não só financeiramente, mas emocionalmente, também.  Recebem atenção e carinho por parte de seus líderes e estão sempre se renovando com o amor que recebem "do outro lado do mundo".  
Muitas vezes, como missionários, damos mais valor àqueles que conversam conosco e se preocupam de alguma forma, do que àqueles que só "mandam" dinheiro mas nunca tem uma palavra de "bom dia" nem de "oi, como vai".
Um dia, tentei puxar conversa com um pastor de uma igreja numa cidade do interior de São Paulo, pelo MSN.  Esta igreja estava nos mantendo com 50 dólares mensais, mesmo  sem nos conhecer.  Naquele momento, queria apenas agradecer ao pastor, mas não tive nenhum retorno, nenhuma palavra... nenhum contato.  Ele enviava o dinheiro para a nossa conta, mas não se preocupava nenhum pouco conosco.  Sinceramente, não preciso de pessoas assim!!!!  Não somos animais, que precisam de capim e água - e não importa se é dado com carinho ou não.  Mais do que dinheiro, preciso de atenção, de amor, de respeito, de ouvidos para ouvir o que não posso falar com o povo onde trabalho.
Meus parabéns aos pastores e líderes que estão sempre em contato com quem está na linha de frente.  Muito obrigado àqueles que sempre buscam dar uma palavra de apoio e oram pelo sucesso de nossa missão.  Um abração para quem está sempre ajudando de alguma forma, mas fazem isso com muita dedicação e seriedade. Um beijão para aqueles que nunca nos viram, mas nos amam e nos sustentam com dinheiro e carinho - fazendo algo que o Espírito de Deus colocou em seus corações.
Abração pra vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário