terça-feira, 11 de outubro de 2011

Algumas diferenças entre um pastor e um missionário


Posso falar "de cadeira" porque sou tanto um como outro.  Já sou missionário há 19 anos, embora bem antes disso já era chamado de pastor por alguns.  Realmente, a turma extrapola muito - não era nem presbítero e alguns já me chamavam pastor.  Mas, só passei a assumir o "Pr" depois de minha consagração, em fevereiro de 2009, na sede da Ass de Deus - Nova Vida, em Vila Velha.
Os tempos passam e vamos aprendendo as diferenças, vantagens e desvantagens de ser pastor ou missionário.  Confesso que, às vezes, gosto que me chamem de pastor.  Mas, às vezes, prefiro que me chamem de Missionário.  Por quê?
Como pastor, posso ter um carro novo e caro e todos vão achar normal.  Afinal, pastor não pode ter carro velho e tem que se apresentar bem.  A maioria ganha bem, mesmo, e não há porquê um pastor ter carro.  Mas, como missionário, não posso nem pensar em ter um carro.  Seria visto com desconfiança, alguém que não tem "chamado" ou alguém que só quer gastar o dinheiro dos mantenedores.  "Missionário sofre, mesmo - tem que andar à pé, de ônibus, de carroça".
Como pastor, posso ter uma boa casa e belas roupas.  Claro, um pastor tem que receber bem a membresia e, como ganha bem, pode comprar boas roupas nas melhores lojas. "Não queremos o nosso pastor com terno de 99 reais".  Mas, como missionário tenho que me apresentar com roupas de 2a. mão.  "Ah, coitado!!!  Eu tenho algumas roupas velhas, em casa, irmão!!!"  O missionário é visto como o coitadinho, mendigo, pobrezinho... (bleeeehhhhh).  Só pode ter sido o diabo que colocou isto na cabeça do povo!!! 
Como pastor, posso ter comida em casa e comprar iogurte, sumos, frutas, queijos e doces para os meus filhos.  Eu sei que nem todos os pastores vivem bem e tem alguns atolados na "prova".  Mas, todos sabem que um pastor pode comer bem e não se pensa que ele está "jejuando forçado".  Mas, o missionário tem que receber "cestas básicas" e pensa-se sempre que ele "vive na benção" (acho que isto, também, é coisa do inimigo!!!).  
Como pastor posso ter um bom salário - ou uma boa "prebenda".  Pastor não tem "sustento", tem salário.  Afinal, o "obreiro é digno do seu salário".  Incrível!!!!  Nunca vi alguém citar esse versículo para falar dos missionários que são dignos de um bom salário (ou melhor, "sustento").  O missionário não tem salário, tem "sustento".  O "sustento" é o valor que o missionário precisa para viver, comer, morar e trabalhar onde ele foi enviado.  Não é algo para poupar ou para se pensar em fazer uma "graça" - é o suficiente para ele viver, ou não morrer logo.  Nem todos os missionários são bem mantidos.  Conheço alguns que "vivem no jejum" - gente "abençoada", mesmo.  Contudo, todos acham isso "normal".  Se é missionário é porquê "escolheu" sofrer e viver mal.  É verdade que a vida do missionário já é dura por si só, mas o "sofrimento" não é a marca de um enviado de Deus.
E aí, o que você acha que eu prefiro mais?  Pastor ou Missionário?

Um comentário:

  1. As Benção são para o povo de DEUS, os sacerdotes não tem que ter vida de sofrimento, tanto o Pastor como o Missionário tem o direito de viver e comer o melhor desta terra, Isaías .1 :19, agora o jejum tem que fazer parte de nossa vida não como sofrimento, mas como alimento espiritual

    ResponderExcluir