sexta-feira, 20 de março de 2009

Série Provérbios de Vida (05) - Antes ser pobre e íntegro…

Todos nós já ouvimos expressões como “sou pobre mas sou limpinho” ou “sou pobre mas não sou ladrão”. Isto geralmente é falado para alguém defender sua integridade e retidão diante de situações embaraçosas, mas que revelam o orgulho de ser correto, honesto e decente, mesmo sendo pobre.
Lembro-me de minha mãe falando que ser pobre não é defeito, mas ser mentiroso é um grande mal que uma pessoa pode carregar consigo. Afinal, ser rico ou ser pobre é consequencia de herança recebida, nascimento ou fruto de intenso trabalho, mas a falta de integridade é a falha de caráter em alguém que não quer a retidão.
Em Provérbios 19.1 nós lemos que “melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo”. Ser pobre e íntegro é melhor porque a perversidade de lábios detona a vida das pessoas, separa os casais, desintegra famílias, quebra os corações, mata os sonhos, divide os amigos, destrói o que estava unido e traz a mágoa na alma. A perversidade dos lábios causa intensa destruição nas pessoas, já que é consequencia de um coração pervertido que só pensa em si, querendo sempre levar vantagem em tudo. A perversidade dos lábios vem de um coração que não consegue amar, que não sabe o que é perdoar e que não tem misericórdia. Por isso, tanta destruição causa nas pessoas, porque ele mesmo ainda não teve um encontro com o Deus de toda a graça, amor e misericórdia.
Ser íntegro, mesmo sendo pobre, será infinitamente melhor do que ser tolo. A tolice vem da perversidade do coração que faz com que a boca destile o veneno causador de tantas desgraças. Quem tem lábios perversos sempre terá a tolice no coração – a tolice é causa e consequencia ao mesmo tempo.
Cuidado com os teus lábios, para que a perversidade não esteja nele. Peça ao Senhor para sondar o teu coração e retirar todo vestígio de tolice que porventura possa existir. Tenha a certeza de ser pobre e íntegro é muito melhor.
Querendo continuar sendo íntegro, mesmo sendo pobre,
Ms Durval.

Um comentário:

  1. Integridade é um dos valores que aprendemos no seio da família... valores moralmente éticos, é claro...ser pobre pode ser apenas um estado...A integridade vai muito além de bens materiais...é um indicador de caráter...eu quero desfrutar do melhor de Deus pra minha vida...e sendo íntegra é um passo para usufruir da plenitude das bençãos do Senhor...
    Obrigada pela palavra...
    Abraços e beijos nessa família abençoada...

    ResponderExcluir