quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Série Provérbios de Vida (1) - O teu nome é bom???

Você já deve ter visto, ou até falado, de pessoas que cantam bem, pregam ou ensinam bem, trabalham bem, mas não tem um bom caráter. Quantas vezes você já falou de alguém assim? "Fulano fala até bem, mas não confia nele, não"; "Aquela canta bem demais, mas não tem caráter nenhum". Estas coisas acontecem, mas não deveriam ser comuns - mas, infelizmente, são.
Provérbios 22.1 fala que "Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro". Ter um bom nome não é algo que se conquista com dinheiro, mas com bom caráter. É bom lembrar, ou definir, que caráter é o conjunto de hábitos que temos - se temos bons hábitos, temos bom caráter.
Ter um bom nome não acontece da noite para o dia, mas leva-se tempo. Quando conquistamos a confiança das pessoas e demonstramos através de nosso comportamento (ações e palavras) qual é o nosso caráter, então ganharemos um bom nome - não importa aqui se você tem dinheiro, fama, beleza ou poder. O bom nome será sempre algo superior ao dinheiro.
Lembro com alegria as muitas que alguns amigos me convidaram para passear ou sair para fazer um lanche. Quando chegam com um convite destes é mais um sinal de que sou estimado e isto é muito bom. Aí vale lembrar a música do Ap 16 - "... pra que tanto dinheiro, não adianta pôr no bolso do terno, eles não aceitam isto lá no inferno... nada, isto não vale nada".
Ter dinheiro é bom, mas ter um bom nome é muito melhor. Entre um e outro, fique com os dois, mas se tiver de escolher apenas um... você já sabe o mais importante.
Paz e vida no teu coração,
Ms Durval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário