quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Coisas que eram lindas, mas a gíria evangélica deturpou e detonou.

Tem coisas que só os evangélicos entendem.  Mas, tem coisas que estamos falando e já não entendemos o sentido exato, até porquê perdemos a noção do significado bíblico da Palavra - de tanto que usamos e de tanto que erramos.
1- "Faça isto ou aquilo, em Nome de Jesus" - Já entramos no nível da "blasfêmia", de tanto que usamos o Nome de Jesus erroneamente.  Um amigo meu fala que, durante os cultos, temos a mania de pedir para as pessoas "se assentarem, no nome de Jesus".  Claro que não é preciso pedir ninguém para se assentar no nome de Jesus, mas de tanto que usamos o NOME que está acima de todos os nomes, acabamos por usá-Lo até onde não precisa.  "Vamos comer em nome..., vamos dormir no nome..., vamos brincar no nome..., vamos casar no Nome de Jesus..."  Será preciso invocar o Nome de Jesus tantas vezes? Claro que não!!! Mas, usamos o Nome precioso de Jesus até onde não é preciso e acabamos perdendo o temor por este Nome.
2- "Tá amarrado!" - Era para ser usado só para lidar com os demônios, mas acabamos por usar tanto que virou uma gíria - e até quem não é evangélico, fala. Amarramos mulher feia, cachorro latindo, nuvens trazendo aquele toró, sol causticante, time adversário, atacante bom de bola e atraso de salário.  Seria bom amarrarmos mais a nossa língua.  Ontem, ouvi uma mensagem do Pr Marcelo Gualberto, que falava de uma moça que estava "amarrando a volta de Jesus".  Que tal amarrar mais a linguinha???
3- "É mistério!!!" - A Bíblia fala em "mistério" como algo que só Deus sabe, algo ainda não revelado e/ou algo maravilhoso e sublime da parte de Deus que só podemos entender com discernimento do Espírito de Deus.  Mas, o termo na gíria evangélica - principalmente, pentecostal - pode ser a irmãzinha de mini-saia, o rapaz muito bonito, uma comida muito gostosa, um churrascão, um culto bem abençoado (o que é isto, mesmo?), um carrão novinho... qualquer coisa que achamos que é boa pode ser um "mistério" - um ultraje ao texto bíblico.


Um comentário:

  1. Muitas vezes a falta de ensino ou correção leva a que determinados crentes caiam nos extremos.
    Recordo que no meu ministério, uma crente ia sempre á frente, e quando se começava a orar por ela caia logo,
    um dia fui eu orar por ela e eu disse-lhe que ia orar, por isso ela não ia cair, e claro a irmã não caiu, isto é de saber que não era o Espirito de Deus, ela apenas se deixava cair
    talvez pensa-se que isto a tornava uma melhor crente.
    Gostei do que li e achei um blog abençoado, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, tenho um blog peregrino e servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para segui-lo também.
    Que a Paz de Jesus seja sempre consigo.

    ResponderExcluir