domingo, 17 de janeiro de 2010

Terremoto no Haiti... terremoto na cabeça, também.


Nestes dias em que vemos cenas terríveis de um dos maiores desastres da história, fico pensando em como está acontecendo um terremoto na cabeça de muita gente - muita confusão, muitas palavras mal proferidas e mal interpretadas que balançam (literalmente, falando) a cabeça de muita gente. Contudo, tenho aprendido com as cenas que vejo em vários canais do mundo todo.
1) Vejo como o povo de Deus O glorifica em qualquer situação. Tenho visto cenas de irmãos orando nas ruas de Port-au-Prince e irmãos testemunhando da proteção de Deus. As mulheres cantando hinos de louvor a Deus é um testemunho do amor do nosso Senhor.
2) Vejo muita gente famosa - pregadores, presidente (s), gente grande e pequena - tentando analisar a tragédia a partir da Justiça de Deus, ou da falta dela. Isto treme, balança e mexe com a cabeça de muita gente. São "pérólas" sem nenhum valor que trazem a certeza de que essas pessoas perderam a oportunidade de ficar caladas. Falar que o terremoto foi uma injustiça, ou culpar o envolvimento do povo haitiano com magia negra como causa da tragédia, é desconhecer a história, a Bíblia e interpretar mal as Escrituras. Quando perguntaram a Jesus quem tinha pecado para que o cego do Capítulo de 9 de João tivesse nascido assim, Ele respondeu: "... Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus" (Jo 9.3). Esta resposta deixa muita gente atordoada. Não satisfaz o ego daqueles que procuram uma causa pra tudo - uma explicação simplista, geralmente "pecaminosa", para tudo o que acontece no mundo. Aqueles que pregam e ensinam sobre "maldição hereditária" fazem de conta que o tal versículo não existe e desconversam. Mas, tem certas coisas que não é interessante saber a causa, mas o fim, a consequencia. O fim é a glória de Deus e a glorificação do Nome de Jesus. O terremoto abre uma oportunidade para a glorificação do Nome de Deus. Em cada vida salva, em cada criança resgatada, em cada sobrevivente que luta pra viver no meio de tanta miséria, nós vemos a mão de Deus e as pessoas agradecem e reconhecem - e as cenas vão sendo mostradas no mundo todo - que Deus fez um milagre.
3) Vejo gente no mundo todo se organizando, se juntando, para doar alguma coisa e pra fazer alguma coisa pelos sobreviventes e na reconstrução do país haitiano. Artistas, atletas, ONGs, Governos e igrejas se mobilizam para ajudar os que sofreram a catástrofe. Esta é a hora de ajudar, de se mobilizar, de doar, de consolar... não é hora de julgar, não é hora de condenar e não é hora de olhar para o passado histórico buscando razões que a própria razão desconhece - porque existem coisas veladas pelo Deus de toda a terra e alguns dos Seus mistérios são "misteriosos" demais para os humanos.
4) Vejo gente sendo tocada por Deus, querendo estar lá no Haiti, querendo fazer alguma coisa. Está aí um sinal da glorificação do Nome de Jesus. Seria bom que ninguém precisasse morrer para as pessoas serem tocadas por Deus, mas Ele tem os Seus caminhos e muitos vezes simplesmente desconhecemos e não entendemos - nesta hora, a única coisa que podemos fazer bem é crer e dizer: "Eis-me aqui".
Por tudo isto que escrevi e por tudo que creio e procuro viver, gostaria muito de estar lá, agora. Como já vivi muitos desses momentos - embora, não exatamente o de um terremoto -, e já participei do sofrimento de muita gente, queria estar lá. Mas, por enquanto vou ficando em Dili, participando do sofrimento, da pobreza, da tensão e da angústia de muita gente que agora está sofrendo nestes lados da Ásia.
Com a confiança em Deus e em Sua graça, vamos vivendo aqui, apesar das viroses, das doenças, do cansaço físico e mental. Mas, temos o consolo e a ajuda - espiritual, emocional e financeira - da igreja, dos amigos e da família. Sobretudo, temos a graça de Deus e Seu Espírito Consolador.
Abração pra você... não querendo nenhum terremoto em sua cabeça,
Durval.

7 comentários:

  1. É,vc não tem o meu respaldo.Existe um passado não resolvido que tras problemas no presente.O Haiti é a nação + pobre o planeta e que tem Know em feitiçaria fora e acima do que podemos imaginar.Haiti é um vulcão expelindo feitiçarias para o mundo todo. Grande e poderosos fazem uso do Vodu para ter poder político e econômico.Collor ex-presidente foi um deles que trouxe ao Brasil feiticeiros haitianos e fez Vodu e matou o irmão dele que denunciou seus atos de corrupção,lembra-se? Sarney é outro que faz uso do Vodu(em Codó-MA) para se manter no poder.Michel Temer,é outro,e ele é pai de um ex-satanista Daniel Mastral hoje convertido e conferencista sobre o que o satanismo faz e desfaz. Jesus nunca ensinou subestimar Satanás,pelo contrário ele mesmo disse que Satan é o chefe deste mundo.João 12:31,
    As pessoas que estavam na rua 'rezando' no Haiti não eram crentes,elas estavam desesperadas gritando,os nossos irmãos e irmãs estavam debaixo de escombros,acredito orando.O Haiti precisa hoje é de uma força-tarefa-oração em favor dos sobreviventes.Mas,o juízo divino como diz Amós 5:24 vem,e eu concordo com Amós.Considerai pois a bondade e a severidade de Deus,diz Romanos 11:22.Amor e Ira,copiou? Então leia as Escrituras com os olhos do Espírito.
    brother tito, from brasilia.
    sem sal e com pimenta.Não sou apóstolo,nem bispo.

    ResponderExcluir
  2. 1)" Vejo como o povo de Deus O glorifica em qualquer situação. Tenho visto cenas de irmãos orando nas ruas de Port-au-Prince e irmãos testemunhando da proteção de Deus. As mulheres cantando hinos de louvor a Deus é um testemunho do amor do nosso Senhor".
    Nota: O que ví na TV é um povo desesperado e gritando horrores,onde vc viu o povo de Deus o glorificando? Que povo de Deus é esse? O Haiti é um país católico não praticante,e sua religião praticante é o Vodu,todo mundo sabe disso só vc Durval é que não sabe? Ora vai se informar e escrever sem exagero.
    tito,from brasília,
    sem sal e com pimenta.

    ResponderExcluir
  3. "Vejo gente sendo tocada por Deus, querendo estar lá no Haiti".Isso é o que vc vê Durval.
    O que eu vejo?
    Gente 'tocada'não por Deus indo "pregar" o evangelho em Miami,no condomínio Boca Ratton.
    Ví uma mulher brasileira morrer no Haiti no meio dos pobres, seu nome ZILDA ARNS,de fé católica isso eu ví e foi sepultada em Curitiba,PR.Glória a Deus por essa vida,valeu a pena.

    ResponderExcluir
  4. "QUE VERGONHA!!!
    Tentar explicar a tragédia no Haiti com palavras de acusação, "justiça"... Ficar em silêncio, temer a Deus e ajudar o próximo... nesta hora é muito melhor".
    NOTA DO TITO: A tragédia no Haiti tem explicação
    sim.Ficar em silêncio,tem hora e esta não é a hora de ficar em silêncio - quem cala consente.Temer a Deus e dai-lhe glória,pois é chegada a hora do seu juízo,diz Apocalipse 14:7;
    ajudar ,o socorro está indo,Deus já tem quem ajudar,e nós ? Precisamos responder o que fazer aqui e agora.A Casa de Oração para todos,virou covil de ladrões,confere Is.56;7 e Mateus 21:13;
    Oração para todos...todos...todos...e não alguns ou nenhum - TODOS,inclui aí o HAITI,e os sobreviventes,mas o juízo de Amós 5:24 é inevitável,copiou Durval?
    tito from brasília,
    sem sal e com pimenta.

    ResponderExcluir
  5. OI mesionátio Durval?tudo bem?espero q sim..olha fiquei muito feliz com a sua palavra sobre oq aonda acontendo no Haiti..é dessa mesma forma que penso...é bom quando agente descobre q não ta pensando e enxergando as coisas de Deus sozinhos..rsrsrs então eu creio q Deus vai abençoar vcs mais e mais..qualquer coisa que precisar comte conosco aqui tbm..somoe uma família viu? Que Deus abenlor vcs...um forte abraço...Suzane de Brasília

    ResponderExcluir
  6. Paz irmão!

    Também ví algumas cenas chocantes de pessoas sendo resgatadas, e, surpreendemente, cantando louvores a Deus! Em meio à tragédia, tiramos lições de vida maravilhosas... e de vida com DEUS!

    No mais... Paz!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus!!!

    Depois de ler alguns comentários,
    meu coração ficou chocado, chocado com falta de amor!
    Julgar?!! Quem somos nós?
    Jesus andou no meio de pessoas que eram da pior espécie e nem por isso deixou de ama-las. E de lhe dar a oportunidade de salvação.
    Estando na Europa eu tive a oportunidade de assistir através da TV , evangélicos louvando a Deus em meio a tanta dor e desgraça, eu também vi um homem a mais de 3 dias soterrado, e quando foi resgatado louvar a Deus por ser um Cristão!
    Vamos parar com falsas modestas, e vamos começar a agir em vez de julgar!!!
    A Paz de Cristo.

    ResponderExcluir