quinta-feira, 29 de abril de 2010

O óleo de Jerusalém e o óleo da esquina

Nestes tempos de falsidades e aberrações não nos faltam casos e experiências com gente que procura se aproveitar do evangelho para fazer seu pé-de-meia e ter como meio de vida a pregação que se "parece" com o Evangelho, mas não tem nada de sua pureza.
Nesta semana, recebi a proposta - "proposta indecente" - de alguém que queria pregar em nossa igreja, mas sem saber que estávamos no sudeste da Ásia, bem longe de onde estava teclando, do... bem, vamos deixar pra lá o local do sujeito. Disse-lhe que se ele pagasse a passagem para a Ásia, poderia vir pra cá. Foi aí que recebi a proposta, conforme o "estilo de trabalho" do pregador, pois ele trabalha com um óleo que vem (ou vai, não importa) de Jerusalém para ele e a igreja se comprometeria em comprar o tal óleo e assim pagaria as despesas.
Minha resposta, já com o coração batendo de raiva, foi que não nos interessava sua presença entre nós e que não fazemos diferença entre o óleo de Jerusalém e o óleo que compramos na esquina, desde que haja a unção do Espírito em nós e Deus nos usar para a Sua glória. Claro, neste ponto a conversa começou a terminar e eu fiquei livre de alguém que deturpa o Evangelho, mas pensando em quantos marcam a agenda para o tal pregador.
Alguns anos atrás, conheci um jovem muito decepcionado com a sua igreja, pois o pastor falava de púlpito que ungia as pessoas com o óleo santo de Jerusalém, mas era o tal jovem que comprava óleo para o pastor na esquina próxima à igreja. Decepções com esta vemos em muitos, ao mesmo tempo em que um número maior de pessoas acreditam nessas "fábulas" e seguem tais ensinamentos (leia-se superstições) de todo o coração.
Creio na cura das doenças, em Nome de Jesus, e creio que devemos orar, ungindo com óleo, em nome do Senhor. Mas, fazer distinção entre o óleo que vem de Jerusalém e o óleo que compramos na venda do Seu Zé, é no mínimo falta de base bíblica, mas na maioria das vezes ganância e sagacidade pelo dinheiro.
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém" (Jd 24,25).

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nosso bb para dezembro

Esperamos o nosso bebê para dezembro. Não importa se menino ou menina, o que vale é que ele ou ela já é amado (a) e desejado em nossa família com a benção do Senhor Jesus.
Oramos para que seja inteligente, temente a Deus e obediente aos pais e às autoridades, humilde e cheio de vontade de fazer coisas que engrandeçam ao nosso Deus.
Agradecemos a todos que oram pela gravidez da Cátia, ainda no começo e muito difícil, mas confiamos na benção do Senhor em nossa casa.
A foto acima é da Catarina, com menos de um ano. Hoje, com 3 anos, continua sendo uma benção para nós e para todos com quem tem contato. O novo bebê vai ser benção, também.

domingo, 25 de abril de 2010

Parabéns, Catarina!!!! 3 anos de bençãos e alegria.



Um dia todo especial para a missionariazinha de Jesus!!!
Te amamos muito, meu amor.

É big, é big, é big... Catarina, Catarina, Catarina!!!!


Comemoramos 3 anos da Catarina junto aos coleguinhas da igreja e amigos que trabalham por aqui. Com bolo da joaninha e vestido de princesa - ela já é naturalmente, claro - tivemos momentos de alegria e louvor ao nosso Deus por todas as bençãos que Ele nos tem dado.
Valeu, amigos - não vou citar nomes por... talvez, vocês não gostem e eu esqueça de alguém - pelo carinho e companheirismo.
Valeu, povo de Deus, que intercede por nós e batalha conosco em prol do Evangelho.
"Te amo, meu amorzinho. Você é muito especial pra todos nós".

sábado, 24 de abril de 2010

Parabéns, meu amor!!!!

Vamos cantar parabéns pra Catarina, neste domingo, 25, por seu aniversário de 3 anos.
São 3 anos de alegria, bençãos, risos, prazer, lutas, adoração, aprendizado... e muitos momentos que já estão eternizados em nossa memória.
"Meu amor, papai e mamãe querem o melhor de Deus pra você e estamos nos esforçando para te dar a melhor educação e a melhor criação que vc pode ter. Você merece muito mais, mas não temos tudo que gostaríamos de te dar, mas temos muito amor e muito paciência para esperar as promessas do Senhor se cumprirem em tua vida. Continue sendo a adoradora, com coração puro, que você é. Você é muito inteligente, mas queremos que você seja sábia, também. Quando o bebezinho nascer, você continuará sendo amada por papai e mamãe. Não precisa se sentir abandonada, porque te amamos e estaremos sempre juntos de você.
Parabéns pra você, com todas as "joaninhas" e coleguinhas que você tem.
O leão ama e cheira a oncinha dele...
Xau... beijo...
Papai, Mamãe e Bebê.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem espera, alcança.


Esperar não é uma coisa muito boa para os homens. Deus sabe o tempo certo de tudo e de todos, então sabe esperar, porque é todo-poderoso e perfeito. Mas, os homens não sabem esperar, porque são afoitos, querem tudo a seu modo e não no jeito de Deus, além de querer adiantar até aquilo que seria benção para suas vidas - vide a precipitação de Abraão.
Querendo ou não, temos de esperar muitas coisas, pessoas e situações. Temos de aprender a esperar com o tempo, com outras pessoas, com outras ocasiões... mas, principalmente, com Deus. Então, quero continuar a esperar...
1) o bebê que vai nascer em dezembro, com a benção de saúde na Cátia e em toda a nossa casa;
2) o crescimento da Catarina, até que saiba fazer algumas coisas básicas - por ex.: não usar mais fraldas - e começar a ir para a Escola;
3) o contato dos meus líderes, por e-mail ou telefone -, porque quando não há comunicação, só há confusão;
4) a benção da salvação em minha família - ufa!!!! que demora pra este povo voltar-se pra o Senhor;
5) mais parcerias em nosso ministério, pois precisamos adquirir algumas coisas neste momento em que planejamos o parto da Cátia;
6) o crescimento em qualidade e quantidade da igreja onde pastoreamos, sabendo que com muita paciência chegaremos lá;
7) ter mais experiência com o meu Deus, porque creio que Ele espera muito mais de mim, não em obras, mas em caráter;
8) o avivamento na igreja em todo o mundo, limpando do nosso meio a ganancia e a busca desenfreada pelos bens materiais e dando toda a glória para Jesus, deixando-O reinar soberanamente nos corações;
9) pela união do povo de Deus, fazendo com que as placas denominacionais sejam apenas nomes de registros nos cartórios, para que o mundo todo saiba que somos discípulos de Jesus;
10) a volta de Jesus, para que a Igreja seja arrebatada e saia deste mundo de pecado e se cumpra as promessas de Deus com o Seu povo.
Ora vem, Senhor Jesus.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pesquisa aponta que fumantes são menos inteligentes

Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não-fumantes.

Veja o site do Jornal da Globo

Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Além dos danos à saúde já conhecidos, fumar afeta também o desempenho intelectual.

Um artigo publicado na revista britânica “Addiction”, uma das mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco: segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.

Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94.

Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Uma conclusão polêmica.

“Eu estudo normalmente como sempre estudei, tiro minhas notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando”, diz um universitário. “Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar”, acrescenta outro estudante.

Do G1, com informações do Jornal da Globo.

Conclusão do Durval: Só fuma quem é burro!!!

domingo, 18 de abril de 2010

De quem eu não tenho ciúmes


Com quase 44 anos de vida e alguns de cristão, e tendo visto muitas coisas boas e ruins no meio evangélico - e no mundo, também -, hoje reflito sobre o que não me atrai e aquilo que não quero imitar.
Não sinto nem um pouco de ciúme de quem vive o tempo todo pedindo dinheiro nos programas de rádio e televisão - mais nesta do que naquela, lógico. Parece uma turma de mendigos - que estes me perdoem -, sem Deus e desesperados para matar a fome do dia. Um dia desses, em BH, antes de sair para a EBD, vi um sujeito pedindo, clamando, implorando, chorando e se lamuriando pelo programa que não poderia sair do ar - "os telespectadores deveriam fazer um depósito em determinda conta, pois o programa estava prestes a sair do ar". Nunca vi alguém pedindo com tanto desespero. Sou missionário e dependo das contribuições de igrejas e amigos, mas nunca quero pedir como desesperado, como se não tivesse um Deus poderoso que me chamou e que me sustenta a cada dia.
Não tenho ciúmes de igrejas grandes, pois sei que a quantidade nem sempre representa a qualidade. Deus me ensinou a contentar-me com o que tenho, mas também devo trabalhar muito para desenvolver e "multiplicar os talentos " que o Senhor me deu, sem nunca desesperar com falsidades, enganação e entretenimentos vasios que "incham" a igreja mas não a edifica.
Não quero ter um carrão, com ciúmes de outros pastores que tem carros novos e caros - mesmo em detrimento do rebanho que, na maioria, anda de pé. Quero ter um bom carro, mas dentro de minhas possibilidades, sem ofender os irmãos nem levantando suspeitas sobre minha renda. Quando a simplicidade deixar a minha vida - ou eu deixar a simplicidade - é porque Jesus já não faz parte dela, também.
Não existe em minha vida ciúmes de quem tem programa na televisão, ou de quem prega para as multidões, pois sei o ministério que o Senhor me entregou. Visitar os fracos e enfermos e consolar os que choram me trazem uma imensa alegria. Pregar para 10 pessoas, 1000, 5000 ou para 5, dá no mesmo - faço com prazer e dedicação, sempre dependente da unção de Deus em minha vida.
Mas, sinceramente, tenho ciúmes da inocência da minha filha, Catarina. Ela me inspira a adorar a Deus e viver de forma simples, com muita alegria pela vida e muita vontade de aprender. Se não tenho ciúmes da sofisticação, tenho ciúmes da alegria, desprendimento e simplicidade das crianças. Afinal, Jesus disse que para entrar no reino dos céus temos de ser como elas. Espero continuar nesta luta pela simplicidade, pela inocência, pela alegria de viver e pela paixão de fazer a obra de Deus.
Sem multidão, sem carrão, sem dinheirão, sem igrejão e sem sofisticação. Se eu tiver amor no coração, por Jesus, por minha família, pela igreja, pelos perdidos e pelos que sofrem... então, tudo bem - isto é suficiente para ser feliz.
Abração no coração,
Durval.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ultrason, finalmente!!!!!



Finalmente, conseguimos confirmar a gravidez da Cátia. Recebemos como benção do Senhor em nossa família e nos preparamos para receber o bebê em um ambiente de paz, adoração, mas principalmente amor.
Deus é fiel e nos ajudará em tudo, como sempre.
Agradecemos as orações e todo o apoio da família e amigos.
Amamos vcs,
Durval (o papai mais feliz do mundo).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Te amo, Mamãe Linda!!!!


Cátia, ensinando a Sta Ceia para as crianças. Linda como sempre, mas também cheia de paciência para ensinar a base de nossa fé para os pequeninos.
Te amo, amor,
Durval.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vem mais um bebezinho ou não???


Vamos confirmar e depois vamos falar pra vocês, embora meio mundo já saiba. De qualquer forma, é uma grande benção do Senhor em nossa família e estamos muito felizes por isto.
"A alegria do Senhor é a nossa força",
Papai contente.

domingo, 11 de abril de 2010

Quase 3 anos... de bençãos, de aprendizado, de brincadeiras... de vida!!!!


Quase 3 anos depois do nascimento da Catarina, vemos as mãos do Senhor Jesus sobre ela a cada dia. Apesar de todas as doenças nesta terra, temos visto a benção do Senhor sobre ela, principalmente no gosto por música, louvor... e muita bagunça, também.
Não sabemos o que ela vai ser, mas continuamos deixando que o Senhor Jesus a conduza por caminhos retos e que sua vida seja um louvor ao nosso Deus.
Dia 26 é um dia de ações de graças para nós, porque ir para o campo missionário com uma filhinha com menos de 2 anos é muita coragem... mas esta vem do Espírito de Deus para nós.
"Te louvamos, Pai, porque criar a Catarina, brincar com ela, ensinar e participar de suas brincadeiras é, realmente, muita benção para nós. Te louvamos por sua inteligencia e desejo de aprender, suas risadas, suas conversas - e, como conversa!!!! - e suas músicas. Ela é tua e queremos que Tu sejas o seu Deus eternamente".
Te amo, meu amorzinho,
Papai.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ainda não entendi de quem é a culpa


Sempre que há uma tragédia em algum lugar, aparece uma porção de gente colocando culpa nisto ou naquilo, neste ou naquela. Quando do terremoto no Haiti, muitos procuram a razão no Vodu que existe no país, se esquecendo da quantidade de servos de Deus que estão naquele país.
Agora, com a tragédia dos deslizamentos no Rio de Janeiro, ainda não vi - não quer dizer que não existe - os comentários culposos em cima da macumba, carnaval, ceticismo ou qualquer pecado do povo carioca. Será que já aprenderam que nem tudo tem explicação espiritual, ou nem tudo é por conta do pecado do povo.
Claro, creio que Deus está falando, de alguma forma, ao povo carioca - e porquê não, a todos os brasileiros. Mas, não vou abrir a boca para acusar os pecados do povo como responsáveis pela tragédia. Pode ser culpa dos governantes - e é, mesmo. Pode ser culpa de quem fez casa onde não deveria fazer - e é, mesmo. Pode ser culpa daqueles que desmatam indescriminadamente e jogam lixo onde não devem - e é, mesmo. Pode ser culpa de qualquer um, até minha e sua - não importa. O que vale neste momento é cada cumprir com sua obrigação: os governantes, com mais responsabilidade no serviço público; os militares, com mais seriedade na segurança; o povo, com maior compromisso em respeitar a natureza e as leis do estado; os políticos, com uma legislação séria e que contemple as necessidades da população. Enfim, todos devem partilhar a culpa e todos podem e devem auxiliar os mais necessitados neste triste momento.
Jogar a culpa nos outros é hipocrisia. Se esquivar da culpa é c ovardia e falta de consciência. Fugir do dever é desumano.
Vamos orar, mas vamos ajudar, também. Vamos clamar a Deus, mas vamos abrir a mão ao necessitado. Vamos interceder, mas vamos ceder um pouco do que temos para quem perdeu tudo.
Um abração no coração e sentimentos pelos que sofrem com toda essa tragédia,
Durval.

Nossas crianças, nosso presente e futuro

Orar e manter os missionários no campo é fazer com que a obra do Senhor continue em todos os lugares da terra. As crianças não são apenas o futuro da igreja, mas são o presente, também. São elas que trazem beleza ao culto e nos animam com sua inocência e um jeito todo especial de encarar a vida - sem stress, sem malícia e muita confiança no Papai do céu.
Agradecemos de coração aos que nos mantém aqui, para ensinar os pequeninos que Jesus é o Senhor e Salvador e que a vida pode ser muito melhor com Ele no coração.
A todos que se fazem de criança para entrar no Reino dos Céus,
Um abração,
Durval.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quando olhamos para Jesus somos animados.

É verdade que quando olho para mim mesmo, fico completamente desanimado com minhas falhas e imperfeições. Por isso, procuro evitar pensar em minhas falhas - embora busque sempre corrigi-las - e esforço-me para lembrar de minhas qualidades - embora, poucas - para continuar a viver, animando-me no que o Senhor Jesus faz através de mim.
Fico mais desanimado, ou mais chateado, ou ainda, se você preferir, mais "deprê", quando vejo, ou leio, ou fico sabendo do mal que fazem com o Evangelho de Jesus. Gente que pede semente de... bem, não vamos falar da quantia, mas gente que envergonha o evangelho e os evangélicos, gente sem nenhum compromisso com a propagação da Palavra, mas que usa dela para ganhar a vida - ou melhor, perder a vida no que há de melhor com Deus. Tem gente que fez do evangelho e da igreja uma forma de ganhar a vida... ops, ganhar dinheiro e fama, apesar de maltratar as ovelhas de Jesus. Na verdade, os tais não pensam nas ovelhas, mas na lâ delas.
Na foto acima, Catarina está aos meus pés enquanto faço alguma ginástica. É assim que quero estar com Jesus a cada dia - aos pés da cruz -,pois só me animo quando penso no amor e sacrifício dEle por nós. Me encorajo na força e poder do Espírito para cumprir nossa missão e tomo alento nas palavras do Evangelho de Jesus.
Que tal semear mais na vida dos missionários e menos naqueles que pedem quantias absurdas e você não sabe muito bem para quê? Que tal abençoar mais os missionários pelo mundo afora e menos os que prometem coisas absurdas com sua semente?
Um abração no coração e, apesar de tudo, um ótimo dia, porque com Jesus é possível viver a vida com dignidade e paz.
No amor do Pai,
Durval.

domingo, 4 de abril de 2010

O que eu amo e o que eu detesto


Esta foto, do culto de domingo, 04 de abril, revela um dos melhores momentos para mim - quando estou ao lado da Catarina, durante o culto, louvando a Deus e se preparando para pregar ou ouvir Sua palavra. Amo estes momentos e sei que que vai ficar na memória dela para sempre. Também amo pregar, ensinar e aconselhar, mas amo, acima de tudo isso, minha família... minha esposa e minha filha. Os momentos que estamos juntos na cama... brincando, contando histórias, orando... não tem preço. Quando rimos juntos e brincamos dentro ou fora de casa são muito especiais para nós.
Amo fazer a obra de Deus e estar no centro da vontade dEle para nossa vida, apesar de todas as provações, é maravilhos demais. Mas, também amo minha família, minha parentela, minha mãe, meus sogros e meus irmãos. Amo meus amigos e sinto saudades deles em momentos especiais que gostaria de estar junto com eles, orando, brincando, jogando, comendo e conversando sobre qualquer coisa.
É bom amar as pessoas e algumas, ou muitas, coisas que Deus fez neste mundo. Mas, a cada dia que passa, sinto que vou detanto algumas coisas num grau sempre crescente. Detesto a atitude egoísta das pessoas, principalmente na obra de Deus. Essa coisa de "minha igreja... minha obra... minha missão...", tudo isso me enoja. Vou detestando as atitudes dos pregadores que só falam em dinheiro, pedindo o tempo todo - tudo a título de "investimento" ou "semeadura". Dá pra ver claramente que estamos no tempo do fim - até neste sentimento que tenho no coração sinto o tempo do fim. Detesto, com nojo mesmo, a atitude dos evangélicos que não se relacionam com outros evangélicos - só porque não é da mesma igreja. Isto é o fim!!!!!
Não estou nem um pouco satisfeito com as atitudes mesquinas dos que dizem seguir ao Deus verdadeiro, mas não lembram dos mais pobres, dos povos que ainda não conhecem a Jesus e dos missionários que "se matam" para, de alguma forma, fazer Jesus conhecido em cada tribo, povo e nação. Esses mesquinhos nunca tem dinheiro para a obra missionária, mas tem muita fé, visão e recursos para suas catedrais, templos modernos e palacetes religiosos que perpetuam a verdadeira falta de visão naquilo que é espiritual e eterno.
Como um amigo meu disse, estou cansado dessas "amizades gospel" - tem gente que pensa que é só uma palavra bonita. Mas, para aqueles que usam e abusam do Evangelho a palavra certa è "cuspel" - sim, dá vontade de tratar todas essas falsidades como "cuspel".
Apesar de toda a falsidade, malandragem e escândalos entre os que dizem seguir a Deus, continuo admirando e amando os que O servem em Espírito e em verdade, adorando-O de todo o coração, apesar de todas as perseguições e dificuldades. Sim, amo os irmãozinhos sem fama, sem recursos, mas que oram por minha família e ajudam como podem aqueles que necessitam de algo da parte de Deus. Amo estes anônimos que fazem a diferença no mundo, e para melhor.
Um abração no coração, amando o Cristo ressuscitado e que nos ama de montão,
Durval.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aplaudido... e Crucificado!!!

Poderia ser incrível falar como Jesus foi aplaudido pela multidão - "Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor" - e depois de cinco dias, preso e crucificado. Sim, seria incrível se não fosse o povo que tivesse feito tais manifestações - aplaudir, louvar e depois pedir para Ele ser crucificado. Contudo, foi para isso que Ele veio ao mundo. Veio para viver, fazendo o bem a todos, e se dar em prol da humanidade.
Graças a Deus pelo amor de JESUS por minha vida e por toda a humanidade. Bem-aventurados aqueles que aceitam o Seu sacrifício, fazendo dEle o seu salvador e Senhor.
Conosco, hoje em dia, acontece as mesmas coisas. Somos aplaudidos e depois crucif... ops, achincalhados; somos louvados e depois pisoteados; somos queridos e depois abandonados. Nada demais!!!! Normal pra quem é pastor, missionário, líder de departamento em alguma igreja, líder de qualquer coisa. Mas, temos de nos acostumar, porque se fizeram com Jesus, quanto mais com os simples mortais!!!
Espero continuar no centro da vontade de Deus para mim e para minha família. Não importa os louvores, os elogios e os aplausos. Também não importa as críticas - embora refletimos sobre tudo - e nem o desdém. O que vale é ter a consciência tranquilo de que tudo o que somos é para o Senhor e tudo o que fazemos é para Ele, também. Aplausos... Elogios... Críticas e pedradas... sempre haverão... normal!!!! Na vida de quem está á frente de um grupo ou de qualquer coisa, é sempre normal.
Não te assustes - depois dos aplausos vem a crucificação. Mas, contente-se na certeza de que após a crucificação vem a ressurreição e a glória. Ah, mas isto é para quem crê e segue Aquele que ressuscitou para todo o sempre.
Abração pr'ocês,
Durval.