domingo, 28 de fevereiro de 2010

Fechando Fevereiro


Foi um mês abençoado, em que tiramos 10 dias de férias, descansamos um pouco, mas ao mesmo tempo de muitas lutas com as enfermidades. A família toda passou, e ainda passa, lutas com várias doenças, mas Deus é Fiel pra nos proteger e não nos deixar prostrados na cama, pois temos muito trabalho a fazer.
A igreja cresce pouco a pouco, em um ritmo abaixo do que eu espero, mas é o que Deus tem para nós. O importante é o ritmo do Espírito de Deus em nossas vidas, e não aquilo que penso que tem de ser. Aprender isto já é grande coisa no meu relacionamento com o Senhor Jesus.
Agradecemos muito a todos que tem orando por nossa missão e tem, de muitas formas, nos ajudado. Aos pastores, irmãos, amigos e toda a igreja do Senhor Jesus em várias partes do mundo, nosso carinho e agradecimento, firmes na visão que Ele nos deu e avançando sempre para a vitória.
A Glória e toda dEle e a honra vai pra Ele, sempre.
Amamos vocês,
Durval e as 2 CAt.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Continuando a vida em Dili!!!


Domingo, 21 de fevereiro, em Bali... e já estamos em Dili, novamente, para continuar nosso trabalho. A viagem serviu para descansar, renovar... mas, principalmente, ver coisas novas. Muito bom para as meninas, para mim foi um tempo para continuar a sofrer os sintomas da Dengue. Mas, já estamos de pé e com muita vontade de trabalhar, sem contudo deixar de respeitar os limites do nosso povo.
As orações continuam bem-vindas...,
Durval.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

De volta à Dili





A foto acima é do pôr-do-sol em Bali, visto de Kuta Beach, mas já estamos de volta à nossa casa, em Dili. Chego com dengue, sem poder trabalhar - embora com muita vontade de fazer muita coisa -, mas me tratando para ficar curado, logo.
Contudo, o que me mais me incomoda é ver tantas coisas por fazer em Dili. Tanta gente que precisa conhecer Jesus e que, hoje, por vários motivos, vive em uma tremeda miséria, sujeira, feiúra e desespero. Passo pelas ruas e vejo o contraste do que vi nos últimos 10 dias e me entristeço com a situação do povo. Isto me traz motivação para trabalhar, para ensinar, para pregar e falar mais - principalmente, amar mais.
Agradecemos as orações de todos que nos ajudam nesta grande missão. Abração...
Durval.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Fishterapia... mas, pode chamar Vigiterapia!!!!

Na ilha de Bali, vc encontra estes aquários em qualquer shopping, ou centro comercial, ou quitanda, para os otá...(ops) clientes colocarem o pé e deixar os peixinhos morder até... Dizem que é bom pra esfoliar a pele, regenerar... Bem, o preço depende do local - encontrei até de 10 dólares por 20 minutos. Se é bom ou não, vamos deixar pra quem pagou falar. Claro, tem muita gente curiosa pra receber as mordidinhas dos bichinos.
Cá pra nós, se falar que bosta de cachorro é bom pra pele, ou pra o cabelo, tem gente que paga e passa o trem (ou melhor, a bosta). Tem gente boba no mundo pra tudo!!!!
Abração... faltando 7 dias pra acabar as férias,
Durval.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Férias... que férias???


Sim, gostaríamos muito de estar na Indonésia, agora, mas fomos impedidos de viajar por causa do tempo de validade dos nossos passaports. Cátia perdeu a viagem exatamente no dia do seu aniversário - muito triste para quem sonhou tanto com esta viagem. Contudo, passamos toda a tarde fazendo outros passaports e... pra tirar um pouco da decepção da Catarina e da tristeza da Cátia, um sorvete pra refrescar a cabeça e tentar alegrar a vida. Foi em Dili, mas foi um momento de... digamos, descando mental - não entendi nada!!!!.
De qualquer forma, Cátia recebeu mais de cem mensagens parabenizando-a pelo grande dia. E, apesar de tudo, Deus continua sendo Fiel para com a nossa família.
Vamos viajar... amanhã ou depois, mas vamos. Pelo menos 10 dias de férias... pra descansar e nos renovar.
Abração... esperando os passports,
Durval.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Parabéns, Amor!!!!

Sem falar muito, porque não é preciso, deixo meus parabéns à minha esposa, companheira, lutadora, amiga de todas as horas, ótima mãe, crente fiel, mulher sábia, boa professora e conselheira, humilde, boa filha, serva verdadeira, sonhadora de bons sonhos... ufa!!!
Meu carinho e minha admiração - que cresce a cada dia - por aquela que o Senhor escolheu para ser minha esposa. Claro que eu escolhi, também. Mas, você acha que se não fosse a benção do Senhor eu teria um presente deste em minha vida?
Te amo, Amor. Beijo... Tchau...
(de férias por 12 dias na Indonésia)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Parabéns, Mãe!!!



Mamãe está completando 83 anos, hoje. Claro, sou muito grato a Deus por minha mãe ter cuidado de mim, quase sozinha, já viúva, quando nasci e por muitos anos me ensinou a Palavra de Deus e como ter uma vida de moral, respeito e humildade. Com muita dificuldade, lutou incansavelmente para que tivéssemos o mínimo necessário para viver bem.
Hoje, estou longe dela, longe de casa, mas muito perto do coração. Daqui a pouco vou telefonar e falar que "te amo", "valeu por tudo", Catarina vai cantar parabéns e vamos nos alegrar muito.
Na foto, quando da apresentação da Catarina - Cátia, linda como sempre -, na ADNV em Coqueiral de Itaparica.
Te amo, mãe. Muito obrigado por seres uma ótima mãe - ensinando a Palavra de Deus e uma vida de amor ao próximo e muita humildade.
Beijão no coração,
Durval, Cátia e Catarina.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Missionários... de qualquer jeito!!!



De uma tacada só, vejo em um site - mas, há muitos da mesma forma - usando o termo "missionários" arbitrariamente, ou, de qualquer jeito, sem nenhuma responsabilidade em buscar saber a verdade dos nomes ou acontecimentos.
Como missionário, e trabalhando arduamente no sudeste asiático, fico triste com a notícia da missionária católica Dorothy - realmente, uma missionária. Triste, porque ainda não houve uma punição eficaz para o crime hediondo que a missionária foi vítima. De qualquer forma, está lá o termo "missionária" e a notícia me atrai.
Logo, vejo a outra notícia, um pouco descabida, falando sobre os supostos "missionários" presos no Haiti, acusados de tráfico de bebês. Vê-se claramente que este bando de desmiolados - talvez, houvesse até boa intenção no que foram fazer - não são missionários, nem podem se comparar com aqueles que trabalham seriamente nos campos do Senhor. Coloca-se o termo, o nome, o título de "missionário" em qualquer um que faz alguma obra em nome de alguma igreja. Parece que não acharam termo melhor para eles e resolveram deixa-los como "missionários", mesmo. Ridículo!!!! Pega até mal pra quem é MISSIONÁRIO, mesmo.
Bem, se missionário é quem tem uma missão - seja lá qual for - à cumprir... então, qualquer um pode levar o nome, ou o título. Mas, se o termo for usado apenas para quem trabalha seriamente, enviado por alguma igreja ou organização para trabalhar levando o Evangelho de Jesus, então temos de filtrar mais nossas palavras. Por favor, troquem de nome, ou de título, mas não chama de missionário quem anda fazendo besteiras por aí - me ajudem, please.
Um abração,
Durval.
PS.: o por quê da foto acima? Esta é a verdadeira missionária, Catarina (na foto, com o boneco Daniel). Pura, inteligente e trabalhando com os pais. Te amo, meu amor!!!!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CELEIRO DE MISSIONÁRIOS??? (parte 1)

Não sei há quanto tempo você não ouve esta palavra, mas foi muito comum falar e ouvir isto há dez anos atrás, ou, principalmente, na década de 90. Dizia-se, como sempre no Brasil, ufanisticamente, que o nosso país era e seria um celeiro de missionários e que o nosso povo iria se espalhar sobre a terra levando o evangelho. “Afinal, quem não gosta de brasileiro? Um povo que se dá bem com todo mundo, tem um chamado especial de Deus; Deus chamou o Brasil para terminar a tarefa inacabada”. Essas palavras e outras parecidas – bem “aparecidas” – encheram de orgulho os evangélicos brasileiros há duas décadas atrás, mas principalmente quem não conhece a Bíblia e não reflete no agir de Deus e como Deus usa a quem quer e como quer e quando quer.

Pensar que Deus iria usar os brasileiros, ou principalmente a estes, é desconhecer o Deus que chamou a Abraão, Moisés, Gideão, Sansão, Davi, Jonas, Daniel, Neemias, João Batista, Pedro, João, Mateus, Simão o Zelote, Paulo, Timóteo e tantos outros na história – de diferentes lugares, profissões, estilos de vida, temperamentos e famílias. Temos um Deus que chama a quem quer, usa a quem quer e como quer e age na Sua multi-forma sabedoria, confundindo os homens com milagres inexplicáveis e tranformando vidas com Seu amor. Nosso Deus é o Senhor criador de toda a terra, que ama os homens de todos os lugares e quer agir em todos e sobre todos. Enfim, um Deus que chama de todos os lugares para todos os lugares, e não somente do Brasil para trabalhar em alguns lugares, ou no próprio país, como a visão míope que muitos gostam de pensar – ou de “ver”.

Por que não podemos falar que somos o celeiro de missionários, além destas razões apresentadas acima:

1) A falta de compromisso da igreja com a obra missionária. Seguindo a falta de visão da liderança (leia-se muitos líderes, não todos, claro), a igreja não envia mais missionários para o campo porque não sabe o que é isto – para quê, onde, como, quem, quanto tempo? Algumas igrejas não sabem o que é fazer Conferência Missionária, outras deixaram de fazer porque “não dá gente” e o “povo não gosta de missões”, afinal “é sempre a mesma coisa”. Tudo isto reflete a liderança que prefere as “festas e eventos” cheios de gente mas vazios de espiritualidade sadia – também, sempre a mesma coisa. De evento em evento, a igreja vai se tornando em “vento”, porque não quer seguir o “vento do Espírito, que sopra onde quer”.

2) A falta de visão de muitos líderes para os campos brancos para a ceifa. Jesus falou para “levantarmos os nossos olhos”, mas muitos abaixaram a cabeça, olhando apenas para dentro do país, para Jerusalém, para a missão local, achando que estavam fazendo o correto. Não só, mas principalmente, o Movimento G12 que acabou com a visão de muitos líderes sobre a obra missionária transcultural, com palavras como “sonho, visão, conquista, multiplicação” – palavras bonitas que enterraram a capacidade de ir além, embora eles achem que tem a “visão”. Quantos missionários voltaram do campo por causa dos Encontros? Quantos deixaram de ir? Afinal, vamos ganhar o Brasil para Cristo, a cidade para Cristo.

3) A falta de boa vontade para cumprir a ordem de Jesus de “ir por todo o mundo e pregar a toda a criatura”. Mais uma vez, como sempre, a culpa é da liderança que se mostra com muita disposição para aumentar os templos, construir mais e “alargar a tenda porque o povo está crescendo”. Mas, nunca vemos a mesma disposição, ou a mesma visão, quando se trata de enviar missionários e sustentar a obra missionária. Nunca falta dinheiro para as construções, nem fé, mas nunca temos dinheiro para cumprir o “ide” de Jesus, afinal “é muito caro manter uma família fora do país”. Esta incredulidade para fazer missões deve causar náuseas no Senhor Jesus, pois causa nojo naqueles que querem levar o evangelho e sempre se esbarram nesta mornidão laodicense.

Vou parar por aqui e deixar você refletir um pouco sobre estas palavras. Não pretendo tolhir os comentários e críticas, nem os elogios. Não importa o que você vai escrever aqui, desde que isto balance com as tuas idéias e te faça agir para com o Reino de Deus. Em breve, a segunda parte.

Um abração,

Durval.