segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FAMÍLIA BARBOSA EM TIMOR LESTE

Obrigado, Senhor, por tudo que recebemos de Ti e das pessoas que nos amam nesses 2 anos que estivemos em Vila Velha. Guardamos no coração os amigos, os momentos alegres, os dias de euforia, as horas de contentamento, os tempos de refrigério e o prazer de estar entre o povo de Deus. É este povo que vai estar orando por nós e nos sustentando de diversas maneiras.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

AGRADECIMENTO ESPECIAL ÀS IGREJAS QUE FIZERAM ALIANÇA CONOSCO


Queremos agradecer de coração às igrejas que se comprometeram em orar e nos sustentar em Timor Leste. Essas igrejas entenderam o Projeto de Deus em nossas vidas e, como já aprenderam que toda igreja pode fazer mais do que orar, estarão conosco no sudeste asiático cumprindo o IDE de Jesus.

1- Ass de Deus - Nova Vida, nossa igreja, que nos ama e assume a maior parte das responsabilidades e que fez uma campanha especial para as nossas passagens. Nosso pastor, Eduardo Vieira, tem se esforçado pelo nosso sustento e estará nos visitando no ano que vem;

2 - Ass de Deus em Laranjeiras, com o Pr Elson Medeiros, tem sido fiel e nos ama sinceramente. Esta igreja próspera já estava conosco na primeira viagem e continuam a acreditar que poderemos fazer mais na Ásia;

3 - Igreja Batista Renovada, de Coqueiral de Itaparica, com o Pr Moyses, nos acolheu e se comprometeu além de suas posses, fazendo-nos sentir o carinho e a garra da igreja;

4 - Ass de Deus Renovação, da Ilha das Flores (Pr Elizeu), que nos adotou como os primeiros missionários da igreja;

5 -Ass de Deus em Uberlândia, que ainda não nos conhece pessoalmente, mas através do nosso pastor e do seu secretário de missões fizeram esta aliança para avançarmos na seara do Mestre;

6 - Ass de Deus em Linhares (Pr Jozias), que nos adotou e segue avançando com o evangelismo e a obra trans-cultural;

7 - Ass de Deus em Itapoã (Pr Cidrac Fontes), que segue com uma visão longa e estendendo a lona da missão além mar. Além dos muitos muitos missionários que ja sustentam, não evitaram de se comprometer em nos sustentar na Ásia;

7 - Ass de Deus do Parque Moscoso (Pr Elias), que começa a investir em missões e creio que serão recompensados pelo Senhor Jesus;

8 - ... (ainda existem outras que me informarei dos nomes e compromissos).

Estas são algumas que se comprometeram em nos sustentar em Timor Leste, além de interceder pela nossa frutificação. Muitas igrejas oram, mas há aquelas que vão além da intercessão e tem uma visão bíblica do que é enviar e sustentar os missionários.

Se o nome de sua igreja ainda não está aqui, faça um comentário e nos ajude a lembrar do nosso compromisso.

Estaremos viajando dia 26 de fevereiro para mais um período de 3 anos. Você não pode ficar de fora desta missão!!!

Amamos vocês,

Durval, Cátia e Catarina.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Thank you, Lord, for Marlúcia!!!

Hoje, 17 de fevereiro, nós perdemos minha irmã, Marlúcia. Depois de uma luta contra o câncer, ela perdeu para a doença, mas ganhou sua alma, o perdão e a misericórdia de Deus na sua vida.
Marlúcia era a mais inteligente das 6 irmãs - a mais esperta, poliglota, intérprete, mais visionária. Sofreu muito, lutou muito, trabalhou muito, mas não conseguiu algumas coisas que o Senhor tinha preparado para ela. Por culpa dela mesma ou de outras pessoas (não importa, agora), ela não aproveitou o melhor da vida, embora tenha vivido intensamente. Sei, que só o Senhor sabe o que ia no seu coração. Mas, creio, que era uma vontade imensa de estar em comunhão com Jesus de uma forma muito especial.
Fica na minha memória as brincadeiras de criança, a juventude dela, a garra e a vontade de vencer, de não querer ser pobre, de odiar a miséria e querer crescer sempre. Também não posso esquecer que foi ela quem mais esteve presente no msn, quando enfrentamos muita tensão pela guerra civil em Timor Leste.
Ela deixou três filhos, bonitos e inteligentes, que continuarão a ser criados no temor de Deus. Deixou a família grande, e que neste momento se une para chorar e para se consolar em Deus e nos outros. Deixou Deus agir na sua vida, de alguma forma, e reconheceu a luta que era grande, não se esquecendo da misericórdia do Senhor Jesus que era muito maior nela.
Te amamos e em breve nos veremos,
Val.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Série Provérbios de Vida (3) - As Mentiras nos cansam demais!!!!

Como temos visto as pessoas mentindo, ultimamente!!! Os políticos fazem promessas descabidas, lambidas e atrevidas. Chego a rir pra não chorar - já não consigo ficar com raiva, mas recebo como piadas.
Vemos as mentiras de pessoas que se dizem amigas, as mentiras dos líderes, dos médicos, advogados, comerciantes... ufa!!! estou cheio de mentiras. Na televisão, por parte dos dirigentes do governo, só ouvimos coisas que nos fazem desconfiar - parece que eles estão em campanha o tempo todo. Eles atentam contra o bom senso da população, como se todos fossem tolos. Eu tô fora destas conversas e promessas. Isshhhh, é muita trêta!!!
Provérbios 15.14, diz que "o coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia". Só um tolo é que gosta de se apascentar de mentiras, tolices e idiotices. Só quem não tem conhecimento é que acredita em tudo o que as pessoas falam.
Mas, para alegrar o teu coração e não te enjoar com tantas "mentiras", creia que o nosso Deus é um Deus de verdade e tem o melhor plano para nós. Na Sua palavra, a Bíblia, está a verdade que nos liberta e nos traz a felicidade que tanto almejamos. Só temos de crêr, receber e praticar a Sua palavra - andar na verdade como Jesus andou.
Contudo, não podemos falar e nos indignar contra as mentiras dos outros, se nós estamos mentindo para Deus, para os outros e para nós mesmos. Falar e viver a verdade nos traz alegria e uma consciência tranquila diante de Deus e dos homens. A mentira traz opressão, mas a verdade traz libertação e salvação.
Busque o conhecimento de Deus e viva a verdade de Jesus. Para se ter um coração inteligente é preciso conhecer a fonte da sabedoria, que nunca seca e está sempre jorrando para os sedentos de conhecimento. A fonte é Jesus e Ele é o Bom Pastor que nos apascenta de sabedoria e felicidades.
Fuja das mentiras e mergulhe na verdade do evangelho de Jesus.
Paz na tua alma,
Ms Durval.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Notícias do Campo (02)

Oi, queridos,
Nosso agradecimentos, de coração, à todos que nos sustentam e intercedem pela obra de Deus em nossas vidas.
Esta semana, o Durval está indo para BH conversar com a liderança de nossa Missão - JAMI e ainda estará com o nosso pastor na Convenção, no interior do Espírito Santo. Estamos quase prontos para a viagem, mas ainda estamos levantando o nosso sustento. Alguns pastores ainda estão conversando com seus ministérios e lideranças, e confiamos no Senhor que o Seu Espírito dará uma direção correta.
Pedimos orações pela nossa passagem em Portugal, pelos encontros, reuniões e trabalhos que teremos por lá. Nossa chegada em Dili está progamada para meados de março, e vamos chegar para trabalhar intensamente, cooperando com os missionários, pastores e irmão que já se encontram por lá.
Muito obrigado pelo teu carinho e intercessão. Agradecemos toda e qualquer ajuda para que a nossa missão seja levada adiante. Nosso Deus tem nos prometido coisas grande e nós cremos que Suas promessas não falharão.
Amamos vocês,
Durval, Cátia e Catarina.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Parabéns, Linda!!! You are so beautiful to me!!!!!

Meus parabéns para a Linda, alguém muito especial para mim, mas não posso fazer isto como faço para outras pessoas - mesmo falando com muito carinho.
Parabéns, amor, porque a cada dia te amo mais e te acho mais linda a cada dia que passa. Não sei como você consegue, mas você está mais linda, hoje, do que quando te conheci - e olha que há dez anos atrás você já "abafava".
Parabéns porque você esteve comigo nesses dez últimos anos, mas no fundo, no fundo, os parabéns deveriam ser meus, porque eu é que fui abençoado pela tua companhia, teu amor, tua compreensão, tua visão, teu radar. Mas, este dia é teu - 10 de fevereiro é abençoado, porque nele nasceu a menina, a filha, a jovem, a mulher, a mãe, a professora, a serva, a adoradora, a conselheira, mas, principalmente, a amiga.
Linda, obrigado porque foi você que acreditou em mim quando era um simples missionário no interior de Minas. Ser um simples missionário na Europa ou na Ásia é uma coisa, mas ser um simples missionário no interior de Minas... coloca "outra coisa" nisto!!!! Mas, você acreditou no nosso futuro. E fomos juntos para Vila Velha (de onde estou escrevendo, mesmo???), Vitória,
Timor Leste, voltamos... e continuamos na obra, juntos, pegados e grudados, porque não dá pra viver sem ti.
Uma prova aqui, outra luta ali; uma barreira cá, outra dificuldade lá, mas vencemos sempre. Não dá pra esquecer os momentos que choramos, mas vou lembrar de quando rimos, também. Não vou deixar os momentos em que foi difícil dormir, mas vamos guardar os momentos em que cantamos juntos. Não vamos esquecer que já contamos as moedinhas para comprar o pão, mas vamos continuar comendo pizza e peixe assado. Era você que estava comigo à mesa quando não havia muita coisa (leia-se quase nada), mas você continuará presente quando não precisarmos perguntar se "dá pra comprar".
Te amo hoje mais que ontem, mas vamos continuar amando acima de tudo e de todos Aquele que nos uniu e nos mantém unidos, apesar de todas as lutas, pressões e perseguições.
Você é muito especial pra mim e pra Catarina, muito mais.
Nosso maior presente não é bolo, comida ou bebida, roupa ou calçado. Nosso carinho e admiração por tua beleza exterior, que compete com a beleza interior (embora esta ganhe de goleada), e nosso respeito por teu amor a Jesus e à Sua obra é o nosso maior presente pra você que nos faz tão felizes.
Parabéns de papai e parabéns de Kiança. Papai ama mamãe e neném ama mamãe petinha.
Te amamos,
Durval e Catarina.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Série Provérbios de Vida (02) - Cuidado com o Vinho dos Elogios

Todos nós passamos pela "água" - pelos dias do anonimato e desconhecimento. Até Jesus teve os seus dias em que chegou a se perder em Jerusalém e seus pais foram encontrá-lo 3 dias depois entre os doutores. Passar pelo anonimato não é tão difícil para a maioria, apesar de ser penoso para aqueles que querem ficar famosos e aparecer a qualquer custo.
Também todos nós temos os dias do "vinagre", o tempo de abandono e desprezo, o outono da vida. Paulo disse que "... na Ásia todos me abandonaram", demonstrando uma solidão no fim de sua vida. Jesus provou do vinagre na cruz, mas não quis beber - a morte para ele era uma entrega de si mesmo e não deveria ser nada entorpecedor. Não gostamos desse tempo de vinagre, mas ele nos faz olhar para dentro de nós, avaliando o que se passou e há uma vontade enorme de consertar tudo e estar em comunhão com todos. O tempo do vinagre nos faz mais humanos, mais humildes, mais sóbrios e mais gente (gosto desta palavra). Nos conformamos mais fácil com este tempo, embora muitos tentam negá-lo, mas a verdade é que ele vem para todos - logo, logo, virá.
O nosso problema é que vivemos os dias do "vinho". Com mais ou menos intensidade ele vem para todos. Uns passam mais tempo, outros menos, mas todos nós temos o tempo de fama, de que tudo vai bem, de alegrias, auges e topos da vida, da força, do carisma e do dinheiro. Ah, como é difícil lidar com o vinho - ele é embriagador e quase sempre entorpece e nos deixa tonto. Por isso, a Bíblia fala que "Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores" (Pv 27.21), porque estes nos embriagam, nos entorpecem e nos fazem olhar para as nossas qualidades e... aí é que vem a prova de como você leva a vida - se dá glória a Deus ou se gaba de si mesmo.
Aprenda a lidar com os tempos do vinho. Cuidado para "não beber muito". Vigia para ele não te deixar tonto, a ponto de não reconhecer Deus na tua vida. Receba os elogios, louve a Deus, mas saiba que o "vinagre" vem - ele não falha, nunca. Seja sábio e não se embriague com o vinho dos elogios. Provavelmente, das mesmas mãos virá o vinagre para ti.
Paz na tua alma,
Ms Durval.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Notícias do Campo (01)

Olá, queridos,
Ainda estamos em Vila Velha, mas fazendo os últimos preparativos para a nossa volta ao Timor Leste. Nossas passagens estão sendo confirmadas nesta semana e esperamos viajar até o dia 26 de fevereiro. Por enquanto, podemos louvar a Deus pelo passaport da Catarina e por algumas igrejas e pastores que tem mantido contato e nos convidado para pregar.
Pedimos para que orem pelos líderes que estão decidindo fazer aliança conosco, semeando em nosso ministério. Precisamos que o Espírito de Deus toque nos seus servos para que tenham a direção certa sobre esta obra.
Agradecemos ao Senhor pelo descanso que tem nos proporcionado, pois quando chegarmos em Timor sabemos que há muito trabalho nos esperando. Nossa Escola já tem 400 alunos, com aulas em dois períodos, e precisaremos começar a trabalhar intensamente com os irmãos.
Agradecemos de coração aos irmãos que tem nos sustentado neste período de transição - tanto em oração quanto financeiramente. Somos gratos a Deus que tem nos conduzido em triunfo, trazendo-nos vitórias onde vamos.
Nosso culto de despedida de nossa igreja, Ass de Deus - Nova Vida, será na Sta Ceia do dia 07/fev e convidamos você que nos apóia nesta missão para estar presente. Será uma noite de ações de graças por tudo que tem feito por nós, além de compromisso com o nosso futuro no sudeste asiático.
Descansamos nas promessas do Senhor para nossa vida e cremos que traremos muitos frutos. "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria" (Sl 126.5).
Estamos juntos nesta grande missão.
Amamos vocês,
Durval, Cátia e Catarina.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O QUE É BREGA NO MEIO EVANGÉLICO

Depois de participar de uma Festa Brega, ontem, quero refletir um pouco sobre o que seria brega nas igrejas. Participei de uma festa que mostrava a breguice por fora, no corpo das pessoas. Mas, vale trazer para o lado da alma, do espiritual, e repensar sobre algumas de nossas atitudes.
Vai tomando nota aí de algumas coisas que merecem o título de BREGA no nosso meio - podendo ir além de breguice e se transformar em pecado, crime, chatice, mentira, falta de amor, falta de visão, etc.
- BREGA é não gostar de ler a Bíblia todos os dias;
- BREGA é fugir dos cultos de oração e não querer orar em público;
- Não ofertar para a obra missionária é ser BREGA pra caramba;
- Ser BREGA é não amar os pastores e os líderes da igreja;
- Faltar os cultos para ficar vendo novela é ter a vida BREGA;
- Não ser dizimista fiel é ter a vida financeira BREGA;
- Não adorar a Deus em Espírito e em verdade é ter vida espiritual BREGA;
- Comprar DVD e CD´s piratas é ser BREGA até o fim;
- Postar músicas e vídeos mundanos no Orkut é ser BREGA demais da conta;
- Falar mal dos irmãos sem que eles tenham a chance de se defender é cruelmente BREGA;
- BREGA é nunca participar da comunhão com os irmãos após o culto;
- Não louvar a Deus com palmas é BREGA - achar que só palmas louvam a Deus é mais BREGA ainda;
- Não participar de nenhum trabalho na igreja é ser BREGA pra ninguém botar defeito;
- Procurar apenas os defeitos nos irmãos e na igreja... vai ser BREGA longe!!!;
- Não participar da obra social na igreja é querer viver como BREGA;
- Não ser aluno da EBD é ser BREGA pra burro;
- Não ajudar, de alguma forma, os missionários que vão trabalhar na obra transcultural é ser BREGA de visão;
- Defender a denominação, mesmo contra a Bíblia, também é ser BREGA pra cachorro.
Tem muitas coisas que são BREGAS em nosso meio, mas que ainda não estão nesta lista. Você pode acrescentar o que quiser com os teus comentários.
Só pra terminar: achar que este Blog é o melhor do mundo é ser Brega, mas não gostar dele é ser Brega ao quadrado.
Fica na paz,
Ms Durval.